Cabinda é a capital da província de Cabinda , que está localizada no norte de Angola. O termo Cabinda tem origem na junção dos termos Mafuca Binda, onde a palavra Mafuca que nos antigos reinos de Loango, Cacongo e Nagoio era uma espécie de intendente geral de comércio e homem de confiança do rei. O binda é a língua local , um dialeto da língua congo , mas a língua oficial de Angola é o português .
A cidade conta com atracões religiosas, como as Ruínas da Velha Episcopal do séc. XVI, Igreja de Lândana do séc.XX, Igreja dos Imaculados, Igreja de S. Tiago, Igreja da Nossa Senhora Rainha do Mundo, Igreja Imaculada da Conceição, Igreja Mboca, Igreja S. António. Tem um museu bastante conhecido, o Museu regional de Cabinda, que conta muito da região com suas lendas, história, e artefactos da cultura local.
Gastronomia
A culinária típica da província de Cabinda , é baseada em muambas de diversos sabores entre eles o de jinguba, o de peixe seco, o de pato e de feijão macoba, acompanhadas de suidi de peixe, fumbua de peixe fumado com maiaka ou chikuanga, catato, fumbua, macayabo.
No Maiombe poderá saborear os pratos originais da região: calulu, com guarnições, a saca folha ( folhas de mandioca), banana pão, maiaka e chikuanga ( mandioca cozida).
A população de Cabinda tem à disposição vários restaurantes, tanto no centro da cidade como nos hotéis e em alguns residenciais.